Na Mídia

Notícias

Série Atribuições - Representação Facial

Laboratório de Representação Facial Humana – LRFH é a unidade do II que realiza os trabalhos de arte forense que auxiliam no processo investigativo de identificação humana por meio das características faciais. Os Peritos Papiloscopistas do LRFH produzem representações faciais de suspeitos relacionados a variadas naturezas criminais.

O Retrato Falado, espécie do gênero Representação Facial, é a representação de um rosto a partir da descrição pela vítima ou testemunha das características gerais, específicas e distintivas de um autor de crime. O Perito Papiloscopista, juntamente com o declarante, efetua a composição da imagem utilizando técnicas de entrevista, conhecimento científico e edição de imagens. O principal objetivo do Retrato Falado é caracterizar a face do indivíduo procurado e consequentemente reduzir o universo de suspeitos relacionados à investigação.

O LRFH também é responsável pela elaboração de projeção de envelhecimento digital da imagem de pessoa desaparecida para sugerir como seria a sua fisionomia no momento atual. A Progressão de Idade é solicitada nos casos em que o desaparecimento persiste por longo período de tempo e a fotografia original do desaparecido não representa mais a fisionomia que ele teria na atualidade.
A progressão de Idade é realizada a partir da análise das fotografias do desaparecido e de seus familiares, para traçar o perfil fisionômico e o padrão de envelhecimento da família. Em seguida, o Perito Papiloscopista aplica digitalmente na imagem as modificações morfológicas compatíveis com os processos de crescimento e envelhecimento facial, típicos da idade a qual possui o desparecido no momento presente.

Por fim, há ainda, dentre as atribuições do LRFH, a elaboração de Quadro de Reconhecimento Fotográfico de suspeito, em que se editam as imagens do suspeito e de pessoas fisionomicamente semelhantes, com o fim de diminuir os vieses no processo de reconhecimento de pessoas, feito nas delegacias por vítimas ou testemunhas.

Publicado em 24/02/2022

SPO, Conjunto A, Lote 23, Complexo da PCD, Prédio - Instituto de Identificação.

(61) 3242-9522 / (61) 99989-6380 
Horário de Atendimento: 12:00 às 18:00

Siga-nos